Para entender e ensinar corretamente as técnicas de combate a incêndios é necessário a total compreensão dos fenômenos físicos e químicos que ocorrem em um incêndio, desde seu início até sua extinção e, no escopo do curso, especialmente os fenômenos relacionados ao desenvolvimento de incêndios em compartimento.

 

Por isso, a disciplina deverá discutir a teoria do comportamento do fogo, com ênfase no desenvolvimento e nos fenômenos típicos do incêndio em compartimentos e a sua relação com as táticas e técnicas de combate.

 

No contexto do combate ofensivo a incêndios, o perfeito entendimento do comportamento físico-químico da água como agente extintor é essencial, pois garante a compreensão dos fenômenos provocados por cada uma das diferentes técnicas de combate e a compreensão da explicação para sua eficiência.

 

O conhecimento dos fenômenos envolvidos no comportamento do fogo e no desenvolvimento de incêndios servirá como base teórica para o trabalho dos futuros instrutores, sendo decisivo na capacidade de entendimento e explicação dos fenômenos relevantes para a atividade de combate ofensivo a incêndios.